menu

15 de novembro de 2022

Buquê de noiva – tudo o que você precisa saber sobre o momento de jogar o seu

Sumário

Saiba tudo sobre a  história e o significado da tradição de jogar o buquê de noiva.

Os casamentos são um caldeirão de tradições, antigas e novas. A tradição de jogar o buquê de noiva existe há centenas de anos e evoluiu ao longo do tempo. 

Nesta tradição, as noivas jogam seu buquê de noiva sobre os ombros e em um grupo de mulheres solteiras. Quem pegar o buquê da noiva é supostamente a “próxima” a caminhar pelo corredor. 

O momento de jogar o buquê de noiva geralmente acontece no final da noite na recepção, e pode ficar bastante competitivo – até perigoso – com cotovelos e saltos agulha voando por aí tentando pegar o tão cobiçado buquê de noiva.

Para as noivas, é uma forma de celebrar suas amigas solteiras e desejar boa sorte no amor. Para a sortuda que pegar o buquê da noiva, se ela não encontrar o parceiro dos seus sonhos no casamento de sua amiga, pelo menos ela irá para casa com uma linda peça floral. 

 

A história e o significado do momento de jogar o buquê de noiva

Momento de fotos do Buquê de noiva no Espaço Demarchi

 

A tradição de jogar o buquê de noiva como a conhecemos hoje começou na Inglaterra em 1800, mas a origem dessa tradição é ainda mais antiga. Antes de 1800, era considerado boa sorte simplesmente tocar a noiva no dia do casamento.

Garotas solteiras esperançosas muitas vezes apressavam a noiva – seguindo-a e tocando-a – na esperança de que um pouco da boa sorte do dia do casamento da noiva passasse para elas e logo se casariam.

Como diz a lenda, algumas mulheres solteiras chegavam a tentar levar para casa lembranças do vestido da noiva enquanto ela passava. Para escapar, a noiva muitas vezes jogava o buquê de noiva e corria. 

Além de simplesmente ser uma invasão de privacidade, havia preocupações de que os convidados tentassem rasgar partes de seu vestido. Dessa forma foi criada a tradição de jogar o buquê da noiva, em parte, para dar sorte aos convidados sem recorrer a medidas tão extremas.

Embora arrancar pedaços do vestido de noiva de alguém possa parecer exagerado hoje, naquela época, o casamento era realmente a única forma de mobilidade ascendente de uma mulher. O casamento poderia tirar uma mulher (e sua família) da pobreza, e muitas vezes era mais um movimento político e econômico do que romântico.

As mulheres solteiras estavam literalmente desesperadas para mudar suas circunstâncias casando-se com um homem que pudesse sustentar ela e sua família.

 

Jogando o buquê de noiva nos dias de hoje

Momento de jogar o buquê de noiva no Espaço Vdara

 

À medida que a sociedade progrediu, o casamento tornou-se mais uma escolha para as mulheres, então elas não precisam necessariamente de sorte. A tradição de jogar o buquê de noiva perdurou ao longo dos anos e evoluiu para uma maneira divertida de uma noiva compartilhar os holofotes com suas amigas solteiras e fazer uma competição amigável no itinerário do casamento.

Para implementar o costume em seu próprio dia do casamento, informe seu DJ ou banda sobre sua intenção com antecedência para que uma música complementar possa ser alinhada. Quando chegar a hora, o momento de jogar o buquê de noiva será anunciado, e todos os participantes virão para a pista de dança e ficarão de frente para a noiva.

Neste ponto, a noiva se afastará deles e jogará o buquê por cima do ombro na direção dos participantes. Um único vencedor pegará o buquê da noiva e reivindicará sua sorte em ser o próximo a se casar.

 

Perguntas frequentes sobre jogar o buquê de noiva

Momento de jogar o buquê na área externa do Sítio São Jorge

Quem participa do momento de jogar o buquê de noiva? 

Segundo a tradição, todas as mulheres solteiras podem participar do momento de jogar o buquê de noiva. No entanto, se suas amigas solteiras não quiserem participar da tradição, não as force. 

Elas podem estar solteiras por opção ou se sentindo especialmente solitárias naquele momento, então deixe-as ficar de fora. Esta é uma tradição frívola, não pretende envergonhar ou culpar ninguém por participar!

 

Quando você deve encomendar seu buquê de noiva?

Cerimonia de casamento no Espaço Pergolado

 

Esteja você jogando seu buquê de casamento real ou pedindo um segundo buquê apenas para o lance do buquê de noiva, você deve encomendar suas flores de casamento de seis a nove meses antes do casamento.

No Sítio São Jorge, contamos com a Odeon Decorações e o seu buquê de noiva fica pronto no dia conforme os detalhes que você escolheu e alinhou com uma de nossas decoradoras, juntamente com o seu buquê de jogar! – Sim, isso mesmo. Você não precisará jogar o seu buquê e poderá levá-lo para casa.

Quanto custa um buquê de noiva? 

Isso depende do seu orçamento total para as flores, mas se você estiver pedindo um segundo buquê de noiva, ele deve ser menor do que o buquê de casamento normal. Pergunte ao seu florista se eles têm um pacote para os dois.

 

Qual horário o momento de jogar o buquê geralmente ocorre? 

Momento de jogar o buquê de noivas no Espaço Jardim Secreto

 

Não há uma regra estrita para quando o momento de jogar o buquê de noiva deve ocorrer, mas geralmente acontece durante a recepção, uma vez que os brindes, o jantar e as danças chegam ao fim. Muitas vezes, a noiva escolhe jogar o buquê após o corte do bolo.

 

Quanto tempo dura o momento de jogar o buquê de noiva?

Jogar o buquê deve ter a duração de uma música. Planeje com antecedência a música que tocará com seu DJ e certifique-se de que suas amigas mais animadas não vão ao banheiro quando o DJ chamar todas as mulheres para a pista de dança!

 

O que acontece após jogar o buquê de noiva?

Jogar o buquê de noiva é uma das últimas coisas a acontecer durante uma recepção de casamento, pois é mais uma tradição lúdica. O restante da recepção e da dança serão retomados até que chegue a hora do casal sair do casamento.

 

É obrigatório jogar o buquê de noiva?  

Se você sabe desde o início que essa é uma tradição que deseja incorporar ao seu casamento, considere optar por um segundo buquê menor.  A maioria dos casais de hoje opta por manter o buquê original como lembrança, então compram um arranjo especial designado especificamente para jogar.

Ramos menores também garantem que eles possam ser capturados com facilidade!

 

A pessoa que pega o buquê fica com ele?

Momento de jogar o buquê de noiva no Espaço Jardim Secreto

 

Isso depende inteiramente da sua preferência. Se a pessoa que pegar o buquê de noiva quiser mantê-lo (e a noiva quiser), ela pode. Caso contrário, muitos recém-casados ​​optam por dar seus arranjos aos convidados como lembrança do casamento.

 

E se um homem pegar o buquê?

Enquanto a tradição dita que apenas mulheres solteiras podem participar do momento de jogar o buquê de noiva, somos todos pela igualdade de gênero e deixando interpretações modernas do costume para os anfitriões.

Qualquer um que deseje participar do momento de jogar o buquê de noiva e fazer uma jogada para a sorte do vencedor deve ser permitido. E, se um convidado do sexo masculino estiver na trajetória do buquê de noiva  e for atingido involuntariamente, diríamos que o destino fez o destinatário de sua fortuna conhecido.

 

Músicas populares para o momento de jogar o buquê de noiva

Se você planeja jogar o buquê de noiva, precisará de uma melodia para combinar com este momento tão  importante. Embora existam toneladas de músicas para escolher, aqui estão algumas das favoritas para fazer com que todos participem:

  • “Man! I Feel Like a Woman!,” by Shania Twain
  • “Let’s Get Loud,” by Jennifer Lopez
  • “Eye of the Tiger,” by Survivor
  • “Girls Just Want to Have Fun,” by Cyndi Lauper
  • “Hit Me With Your Best Shot,” by Pat Benatar
  • “Another One Bites the Dust,” by Queen

Alternativas para o momento de jogar o buquê de noiva

Momento de jogar o buque de noiva no Espaço Jardim Secreto

 

Algumas noivas temem que jogar o buquê, desfaça injustamente seus amigos solteiros. Ser solteiro em um casamento é difícil o suficiente sem divulgar seu status de relacionamento participando do momento de jogar o buquê.

Também pode ser bastante perigoso, com uma horda de mulheres pulando para cima e para baixo em seus saltos e lutando no chão para pegar o buquê de noiva.

As noivas que desejam evitar sentimentos feridos e possíveis lesões em nome de seus amigos solteiros podem querer considerar abrir mão da  tradição do buquê de noiva e trocá-la por algo mais moderno e inesperado, como o buquê de fitas. 

Momento do Buque de fitas no Espaço Pergolado

 

Com isso, você convida todos os casais para a pista de dança e então o DJ começa a pedir aos casais que deixem a pista de dança se estiverem casados ​​há um ano, depois cinco, depois dez, até que o último casal restante ganhe o buquê de noiva.

Isso normalmente encanta o último casal, muitos dos quais não tiveram a chance de ‘ganhar’ um buquê de noiva.

Momento de lançar presentes no Espaço Vdara

 

O momento de jogar o buquê de noiva existe há séculos, o que é ótimo para noivas que desejam incorporar esses clássicos em seu casamento. As noivas que querem que seu casamento seja mais moderno ainda podem incorporar a tradição em sua recepção com um toque divertido.

Adapte o costume para você e seus convidados. Se você sabe que suas amigas solteiras estão ansiosas pelo momento de pegar o buquê de noiva e estão animadas com a competição amigável, faça isso!

As tradições de casamento são tão tradicionais quanto você as faz!

E se você está buscando mais ideias para o seu casamento, siga nosso perfil no Instagram e veja nossas coleções no Pinterest!

Como chegar em nossos Espaços

Para chegar nos Espaços:

Pergolado, VDara e Jardim Secreto

Para chegar no:

espaço demarchi

Para chegar no:

espaço Porto São JOrge

Para chegar no Espaço:

Pergolado, VDara e Jardim Secreto

Av. Nicola Demarchi, 150 - Demarchi,
São Bernardo do Campo - SP, 09820-655

Para chegar no:

Espaço Demarchi

Av. Nicola Demarchi, 150 - Demarchi,
São Bernardo do Campo - SP, 09820-655

Para chegar no:

Espaço Porto São Jorge

Estr. dos Camponeses, 800150 - Finco,
São Bernardo do Campo - SP, 09831-690