Os padrinhos de casamento são peças essenciais na cerimônia. São eles os testemunhas deste momento especial e também as pessoas que ajudarão o casal pelo resto do casamento. O momento de convida-los para esta função acaba gerando certa ansiedade nos noivos, principalmente pelo fato de serem indispensáveis e muito especiais.
Sendo assim, qual o momento certo de convidar os padrinhos para o casamento? Não se pode falar em um momento exato de convida-los – mesmo que exista um protocolo –, mas é sempre bom pensar em algumas coisas que serão importantes para a cerimônia, como a roupa, o local e alguma apresentação especial dos padrinhos. Um período de quatro a seis meses é o ideal, e pode tornar a preparação do casamento muito mais leve.
Padrinhos de casamento: qual o momento certo de convida-los
Convidando os padrinhos neste período de quatro a seis meses antes do casamento, tudo pode ficar mais simples. Isto porque muitas noivas acabam escolhendo madrinhas para auxiliar nos preparativos, desde a escolha do vestido até a decoração.
Para convida-los, o ideal é promover um evento mais descontraído e organizar um convite especial, com caixas personalizadas e lembranças mais simbólicas, que façam com que eles sintam que realmente estão sendo convidados porque representam muito para os noivos.
Os convites de casamento podem começar a ser entregues cerca de seis a oito meses antes do casamento, e já na entrega destes, os padrinhos devem estar cientes de como procederá toda a cerimônia.
Em geral, os padrinhos precisam ser convidados a tempo de se prepararem para a cerimônia. Muitos noivos acabam optando por escolher um modelo ou cor específica para a roupa dos padrinhos. Neste aspecto, é preciso de um tempo extra para que encontrem a roupa combinada e escolham a sua.
Algo que acontece com frequência nos casamentos é uma apresentação especial dos padrinhos e madrinhas. Pode-se preparar uma coreografia, por exemplo, e isto leva um tempo considerável para ficar pronto. É preciso que os padrinhos e madrinhas se encontrem em datas marcadas para a preparação da apresentação, a fim de que tudo saia perfeito. Para estes momentos, pode acontecer uma troca de figurino, o que implica em tempo para deixa-lo no jeito.
Caso o casamento aconteça em outra cidade, os padrinhos precisam de tempo para programar a viagem. Passagens, hotel, salão de beleza, tudo isso precisa ser visto com bastante antecedência. Quando os noivos convidam os padrinhos apenas pouco tempo antes do casamento, detalhes como estes podem acabar passando um pouco despercebidos, ou causando dores de cabeça desnecessárias.
Neste caso, conversar com os padrinhos antes de marcar a data do casamento é bastante importante. Principalmente para viagens, é preciso saber se seus padrinhos estarão disponíveis naquela data. Isso garante que eles tenham tempo de se programarem e não percam outros eventos importantes.
A preparação deste momento é bastante importante, por isso requer planejamento e que seja feita com antecedência. Os padrinhos e madrinhas são peças muito importantes tanto na cerimônia como na vida do casal e por isso o convite precisa ser feito à altura de sua importância.
Temos um outro post sobre Padrinhos de Casamentos, que aborda também este tema!
E Caso queira saber sobre Madrinhas de Casamento, também tem este!